Glossário

Para os leitores do site Bruxaria Tradicional, um pequeno léxico dos termos mais comumentes utilizados na Arte Sábia. 



Este Glossário foi inicialmente publicado na antiga revista The Cauldron Brasil, sendo que esta versão aqui contida está revisada e aumentada.

+ + + + + + +








AÇOITE
Um pequeno açoite usado para levantar poder e ganhar a Segunda Visão.


ACRE DO SANGUE
Do Inglês "Blood-Acre", um termo utilizado por algumas vertentes da Bruxaria Tradicional de origem inglesa para designar a área ritual, o círculo.

ADEPTO
Uma pessoa especializada nas artes mágicas. 

AKELARRE
Do Basco - "Campo do Bode". Nome dado ao local onde os praticantes de Bruxaria Basca se reúnem para a execução de seus rituais.

ALBION 
Nome mítico e arcaico para a Inglaterra, e na maioria das vezes genericamente, Bretanha.

ALTAR 
Literalmente uma estrutura elevada, uma placa de rocha plana ou uma tábua de madeira “usada para se depositar oferendas a uma deidade”. A palavra vem do Latim “altare”. Altares podem ser redondos, retangulares, quadrados ou triangulares. O tronco de uma árvore ou ainda uma pedra plana podem ser utilizados como altares. 

AMULETO
Um objeto de poder consagrado ou não magicamente, usado ou carregado para proteção contra o mal, má sorte e infortúnios gerais. Do Latim “meio de defesa”. O termo popular para amuleto é “patuá”.

ANCIÃO/ANCIÃ/ELDER
É o “consiglieri” (conselheiro) de um grupo. Nas antigas sociedades, esta é uma questão de idade, e nas modernas, de sabedoria. Idealmente, um “elder” possui ambas as características.

ANKH ou Cruz Ansata
Antigo símbolo egípcio da vida, em forma de cruz em laço.

ANÕES 
Pequenos espíritos elementais da terra.

ANTIGOS, OS 
Os antigos deuses.

ARTE 
É o nome genérico para a Bruxaria e seus seguidores. O termo inglês “Craft” foi provavelmente emprestado da Maçonaria. Outro termo similar seria "Ofício".

ATAR, SELAR, AMARRAR
1) Lançar ou selar um feitiço. 
2) Prevenir que uma pessoa não realize ações prejudiciais se utilizando de meios mágicos.

ATHAME, ARTHAME, ARTHANA
Adaga de punho negro, lâmina dupla, usada para traçar o círculo e invocar espíritos. É descrita no grimório medieval A Chave de Salomão e tem um histórico antigo na prática mágica e tradição folclórica.

AURA
A força da vida ou energia que rodeia todas as coisas vivas.

AVALON 
Um antigo e mítico nome para a área ao redor de Glastonbury Tor, em Somerset. Siginifica “Ilha das Maçãs” ou o mundo subterrâneo.

AZAZEL ou AZRAEL
Líder dos Guardiões (Watchers) ou, anjos caídos. Em algumas culturas, o Anjo da Morte. É também o nome de um deus bruxo em alguns clãs de Bruxaria Tradicional.

AZOTH
O Mercúrio dos Alquimistas. Termo utilizado em algumas correntes de Bruxaria Tradicional para designar a Quintessência.

BALEFIRE ou NEEDFIRE (ambas sem tradução para o português)
Um fogo especial, aceso com madeiras específicas para propósitos rituais.

BAN
Literalmente traduzido, significa proibir, especificamente em linguagem bruxa, banir ou amaldiçoar.

BANIR
1) Expulsar um espírito; 
2) Fechar um círculo mágico; 

BAPHOMET 
Deidade andrógina, com cabeça de bode, supostamente cultuada pelos Cavaleiros Templários. O ocultista francês Eliphas Levi (Séc.XIX) afirmava que ele representava Pan. Alguns ocultistas modernos vêem Baphomet como uma forma do anjo caído Lúcifer, e ele é o deus bruxo em alguns grupos tradicionais.

BASTÃO DE CONJURO 
Nome tradicional para o bastão mágico.

BELTANE, Fogo Brilhante
Nome popular céltico para “May Day”

BENANDANTI, Good Walkers 
Praticantes de magia medieval italiana, que travaram batalhas espirituais noturnas com os maladanti acreditando que estes destruíam as colheitas.

BESON
Literalmente “vassoura”; porém é o nome antigo para as vassouras das bruxas (broomstick). Tradicionalmente feita de uma vara de freixo e uma escova feita de vidoeiro, amarrados com cordas de salgueiro (chorão).

BID
Literalmente, oferecer, licitar; em linguajar bruxo: um espírito familiar.

BIDDING, LIGATURE
Literalmente, o mesmo significado que o acima dado, porém em linguajar bruxo significa rezar ou orar para um espírito ou deus.

BOA MULHER
Termo medieval para as Bruxas que trilhavam seus caminhos com Diana ou Holda.

BODE DE MENDES
O mesmo que Baphomet.

BLACK SHUCK
Nome anglo-oriental para o demoníaco cão negro.

BLASTING ROD
Estaca ou bengala de uma pequena árvore sagrada chamada Blackthorn (Prunus spinosa), usada para amaldiçoar.

BOLLINE 
Adaga ritual em forma de foice usada para a coleta de ervas. Sua origem também parece estar contida no grimório "A Chave de Salomão".

BOM POVO
Termo tradicional para as fadas.

BONECO
Imagem de cera ou boneco de uma pessoa. Usado para cura e maldição.

BROWNIE
Literalmente costuma ser um tipo de bolo, mas na linguagem bruxa é um espírito domesticado para ser o guardião de uma casa.

BULL’S NOON
Literalmente tarde, noite do touro, porém em linguajar bruxo, é o nome poético para “Meia-Noite”.

BURIN 
Faca de punho branco usada para propósitos práticos, como por exemplo, gravar sigilos em uma vela.

BRUXO, BRUXA, SÁBIO, SÁBIA, CONJURADOR – CUNNING MAN, CUNNING WOMAN, WISE MAN, WISE WOMAN, WITCH, WIZARD, WICCA, STREGA, CONJUROR
De acordo com os dicionários brasileiros, uma Bruxa ou Bruxo é uma pessoa que faz “feitiçaria”. Esta palavra viria do espanhol Brujo, Bruja e faria referência a um tipo específico de mariposa. De acordo com The Concise Dictionary of English Etymology, de Walter W. Skeat, Witch = do Inglês Witch – Pré-Shakespeare, wicche, ambos masculino e feminino; a wizard, a witch; Anglo-saxão: wicce. Aqui wicce é feminino de wicca; e wicca é uma corrupção da palavra witega, que significa profeta, vidente, também mago, feiticeiro. Ainda na forma Anglo-saxã, wítan = ver, aliado com witan, saber. Similarmente com o termo da Islândia vitki, mago, sagaz, que vem de vita, saber. Os termos Cunning man/woman, Wise man/woman são termos mais usados na Bruxaria Tradicional do que na Wicca, e significam  genericamente “sábios”. Strega é o termo designado para bruxas na língua italiana, e sua origem vem de strix e strie, referências à pássaros de hábitos noturnos. Wizard, termo medieval francês, significa “sábio” (wise man).

BRUXO CINZA
Na Bruxaria Tradicional não fazemos qualquer separação de branco ou preto como referências a bruxo do bem ou do mal, mas algumas vertentes de bruxaria moderna preferem usar este termo para designar uma pessoa que pode curar ou amaldiçoar.

BRUXO HEREDITÁRIO 
Qualquer um nascido dentro de uma família bruxa (recebeu o poder herdado no sangue, palavra e juramento). Os bruxos “adotados” em uma tradição hereditária são chamados de “bruxos tradicionais” (receberam o poder via palavra, sangue e juramento)

BRUXO SOLITÁRIO
Aquele que trabalha sozinho ou somente com um parceiro mágico.

BRUXO TRADICIONAL
1) Pessoa pertencente a um grupo ou tradição que seja anterior à bruxaria moderna de Gardner. 
2) Coven ou bruxo solitário que segue um caminho “tradicional.”

CAIM, QAYIN, KABIL
Considerado em diversas vertentes da Bruxaria Tradicional Européia como o Primeiro Bruxo, o Primogênito do Sangue-Bruxo. É dito que o ato de assassinar seu irmão Abel, é na realidade uma metáfora para a morte de seu próprio "Eu Profano".

CALDEIRÃO
Uma panela de metal com alça e três pés, usada para ferver porções, como recipiente para água ou para fogo em rituais. Símbolo do princípio feminino e da transformação espiritual.

CASTELO DA ROSA
O domínio do mundo subterrâneo, o reino dos mortos.

CÁLICE
Copo especial feito de madeira, cerâmica, estanho ou de outros metais, usado para propósitos rituais.

CHIFRUDO, CORNUDO, OLD HORNY, OLD NICK
O Deus Chifrudo, Deus da Terra, que mais tarde passou a ser considerado a representação do Diabo cristão. Contudo, os bruxos não tendem a ver o mundo de uma perspectiva dualista, de bem e mal como opostos e diferentes. Muitos deles se consideram monistas, e isto significaria que o “Diabo” ou “Chifrudo” seria parte do Plano Maior, assim como toda criatura na Terra.  

CÍNGULO, CINGULUM
Faixa ou cinto do bruxo, em diferentes cores para denotar a posição ou trabalhos mágicos. Do latim “cingulu

COMPASS (em Inglês)
Literalmente significa “bússola”, mas este também é o nome tradicional para o círculo mágico e seus quadrantes.

CONE DE PODER 
Dentro da Bruxaria Moderna, nome dado para a energia física levantada em um círculo para propósitos mágicos.

CONJURAR 
Chamar uma deidade ou um espírito de um morto.

COMPANHIA OCULTA 
Ancestrais ou bruxas desencarnados, guias e tutores que mantêm laços com os vivos.

COVENTÍCULO – COVEN, COVINE, CUVEEN
A palavra inglesa é muito mais usada do que a sua versão portuguesa, já que de acordo com os nossos dicionários, conventículo significa desde uma assembléia secreta e geralmente ilícita (um ajuntamento clandestino de conspiradores), a um conciliábulo e até mesmo um prostíbulo. A palavra inglesa significa simplesmente “um grupo ou assembléia de bruxos”, da mesma origem que o termo “convento”. Outra palavra em português para tal assembléia é Conciliábulo.

CONVOCADOR
Oficiante, geralmente do sexo masculino de um covine tradicional, responsável em organizar os encontros. Também chamado de Homem de Preto.

COVENDOM 
A área da “liga”, ou seja, três milhas ao redor do local de encontro do Clã/Covine.

COVENSTEAD
Local de encontro de um coven, em lugar aberto ou fechado.

COWAN (sem tradução para o português)
Pessoa não iniciada, não praticante ou pessoa de fora. Termo maçônico também utilizado no meio bruxo, pagão e neopagão.

DAMA, SENHORA
Líder ou Mãe espiritual de um covine tradicional.

DANÇA ESPIRAL 
Dança para se abrir o círculo.

DEDICAÇÃO
Ritual onde uma pessoa faz um contato individual com os espíritos e se dedica ao caminho.

DEMÔNIO
Termo geral para qualquer espírito não-humano.
De acordo com o dicionário etimológico The Concise Dictionary of English Etymology, Wordsworth Reference, Walter W. Skeat, o termo tem o mesmo sentido tanto em francês, latim e grego, e pode significar um deus, um gênio ou um espírito.

DEOSIL 
Mover-se no sentido do relógio ou do sol ao redor do círculo.

DIABO 
Termo arcaico para o líder masculino de um covine tradicional. Possivelmente do Romani “Duval” ou “pequeno deus”. Também é o nome dado ao Deus das Bruxas em diversas vertentes de Bruxaria Tradicional.

DONZELA 
Jovem assistente da Senhora ou Alta Sacerdotisa.

ELEMENTAL, IMP
Um espírito da natureza (gnomos, ondinas, silfos, salamandras, dríades, elfos, etc). Imp é o nome arcaico para elemental ou familiar.

ELEMENTAR 
Forma-pensamento magicamente criada ou familiar.

ELFANE, ELPHANE, ELPHAME 
O reino das fadas, também o reino dos mortos. O “outro lado”.

ELFOS 
Seres como as fadas. Normalmente com proporções humanas. 

ENCANTO, ENCANTAMENTO
1) Uma rima mágica curta. 
2) objeto mágico de poder.

ENCRUZILHADA
É o local de encontro favorito das bruxas, desde os tempos clássicos. É o local onde o destino é tomado em suas próprias mãos, morada de Janus, Hécate, Exu e diversas outras deidades que regem destino, sorte e a oportunidade. 

EQUINÓCIO DE OUTONO 
No Hemisfério Norte de 20 a 23 de Setembro, e no Sul, 20 a 23 de Março.

ERA DAS FOGUEIRAS 
Termo popular – porém não acurado – usado pelos Neo-pagãos e Wiccanos para o período da caça às bruxas. Esta época de paranóia e histeria também foi chamado de período do “witchcraze”, ou seja, da “loucura bruxa”.

ESBAT 
Encontro mensal de um covine para discutir assuntos internos ou praticar trabalhos mágicos. O termo parece ser uma corruptela do termo Sabbat.

ESCADA DAS BRUXAS
Corda com nós, algumas vezes com contas, usada para feitiços. Rosários são também usados como “escadas bruxas”.

EVOCAÇÃO
Conjuração de elementais, espíritos, entidades sobrenaturais. Este é um chamado externo ao operador (ao contrário da ‘IN’vocação). Também é a ação de recordar, de lembrar (a evocação do passado)

EXORCISMO
Banir influências negativas, espíritos presos na terra e entidades maldosas.

FAMILIAR, IMP, MAGISTELLUS, FAMULUS
1) Totem animal de uma pessoa ou grupo
2) Espírito, elementar ou elemental, servidor usado pela Bruxa para propósitos mágicos; 
3) Pequeno animal treinado pela Bruxa e mantido como animal de estimação ou companhia; 
4) Imp é o nome arcaico para elemental ou familiar; 
5) Magistellus, nome arcaico para espírito familiar.

FASCINAR 
Lançar um glamour ou feitiço em alguém, normalmente pela projeção de energia sexual.

FEITIÇARIA
Encantamento, bruxedo, muito genericamente considerado maléfico. É parte da Arte da Bruxa que fomenta a transformação. (É a "mão de obra" e a parte prática da arte sábia conhecida como bruxaria). Também considerado sinônimo de Bruxaria.

FEITIÇO
Atos ou palavras mágicos, designados para produzir mudanças, influenciar eventos ou pessoas.

FETCH
A tradução literal para este termo seria “alcançar”, “ir buscar”, porém no jargão pagão significa: 
1) O duplo espiritual, projetado por uma Bruxa, algumas vezes na forma animal ou montado em um animal. 
2) Forma pensamento enviada por uma Bruxa para fazer seus trabalhos.

FILTRO 
Nome arcaico para poção, qualquer remédio herbal ou encanto em forma líquida. Do latim - "Philtron".

FLAGS, FLAX, FODDER & FRIGG 
Normalmente abreviado em FFF ou FFFF, usado logo após a assinatura das cartas, etc. Cochrane se utilizava desta forma e ela significa: 
FLAG – Coração, Casa; 
FLAX – Roupas; 
FODDER – Comida;
FRIGG (referência clara à deusa nórdica) – Relacionamentos, Amor, Sexo.
É uma forma de desejar ao destinatário tudo de bom.

FOGO ÉLFICO 
Chama usada para acender o balefire sem o uso de metal.

FORQUILHA, FORCADO, ESTACA
Tradicionalmente um bastão em forquilha usada nos círculos para representar o Diabo, o Deus Chifrudo das Bruxas, e a autoridade do Magister. A forquilha normalmente fica no norte, algumas vezes decorada com flores da estação, encabeçada por chifres e velas.

GARRAFA BRUXA
Caixa ou garrafa cheia de urina, pregos tortos e agulhas. Pode ser fervida até sua explosão ou enterrada. Serve para afastar os poderes maléficos de alguns bruxos.

GRAU 
Estágios de iniciação na Wicca moderna, baseada nos graus Maçônicos.

GARDNERIANO
Iniciado da Tradição Wiccana fundada por Gerald Gardner (1884-1964).

GEOMANCIA 
Corpo de sabedoria oriental conjugado com um método adivinhatório que se utiliza das energias estelares e telúricas. Entre os oráculos geomânticos podemos encontrar, além dos escudos geomânticos árabes (cortes de areia), o oráculo chinês do I Ching e o oráculo nigeriano de Ifá, ambos com seus respectivos corpos de ensinamentos.

GLAMOUR
Um feitiço usando ilusão e fascinação

GRANDE RITO 
O casamento sagrado. Sexo ritualizado entre o Alto Sacerdote e Alta Sacerdotisa na Wicca. Pode ser representado simbolicamente mergulhando-se uma adaga dentro de um cálice.

GRIMÓRIO – GRIMOIRE - GRAMÁTICA
Um Livro Negro ou manual de artes mágicas

HAEGESSA/HEDGE WITCH
Palavra de origem alemã, significa “Hedge rider” ou “hedge witch”, ou seja “alguém que anda no limite”, ou “que está sobre o limite” entre este mundo e o próximo.

HAGSTONE
"Pedra Bruxa". Nome dado para pedras com um furo, normalmente um furo causado naturalmente por fluxos de água de rio ou do mar. Muito utilizadas na Bruxaria Tradicional como amuletos, e objetos para o contato com o mundo dos espíritos.

HALLOWS, HALLOWEE’EN
Equivalente ao dia de Finados. 31 de Outubro no Hemisfério Norte, 1º de Maio no Hemisfério Sul.

HEATHEN - sem tradução para o português
Termo alemão para os seguidores de religiões pré-cristãs. Outra forma para designar os aderentes do paganismo. 

HEX 
1) Amaldiçoar; 
2) Nome alemão para bruxo (Hexen).

HIDROMEL 
Bebida sagrada feita de mel e maçãs.

HIVE OFF 
Quando membros de um clã ou covine saem da assembléia, com permissão, para formar um novo covine.

HOBGOBLIN 
Espírito do lar.

HOMEM NEGRO (Man in Black)
Nome histórico para o “Diabo” ou o líder masculino de um covine.
Também, um nome dado ao Convocador de um covine.

HOMEN VERDE 
1) Máscaras de foliões ou tipos pagãos entalhados nas igrejas da época pré-reforma. 
2) Personagem folclórico encenado por um homem coberto por folhagens verdes durante as diversões de May Day.
3) Título tradicional para o deus bruxo em seu aspecto de verão, como o Senhor das Florestas Selvagens.

INCUBUS, ÍNCUBO
Espírito masculino ou forma-pensamento de um predador sexual. Vampiro sexual.

INICIADO
Pessoa que passou por um ritual para partilhar de uma sociedade secreta, grupo ocultista ou um culto. Uma iniciação significa o início de uma vida espiritual em um dado caminho, e não uma meta ou objetivo.

INVOCAÇÃO 
Uma oração ou pedido a uma deidade.

JANICOT
Comumente conhecido como um nome medieval francês para o deus bruxo, mas de relevância cosmológica para a Tradição Basca. Apesar de associado em certas literaturas com o Diabo, dentro da cosmologia Basca Janicot tem outro significado.

LEI TRÍPLICE DO RETORNO – THREEFOLD LAW OF RETURN
Uma crença moderna de que se você mandar uma energia negativa está retornará a você desdobrada em três. Veja também em Wiccan Rede.

LIBAÇÃO – LIBATION
Fazer uma oferenda sacrificial de álcool ao espíritos, deuses ou fadas.

LICANTROPIA – LYCANTHROPY
Transformação de um ser humano em um lobisomem ou outro tipo de animal.

LIGA
Uma pequena cinta tradicionalmente utilizada pela Alta-Sacerdotisa ou Dama na altura das coxas em algumas tradições de bruxaria.

LINHAGEM 
A tradição que inicia uma pessoa e sua árvore familiar.

LIVRO NEGRO 
Grimório ou manual de artes mágicas na Bruxaria Tradicional

LÚCIFER
O “Portador da Luz”, pode significar Vênus, “a estrela D’Alva”, associada na Mesopotâmia com a deusa Ishtar, a deusa que favorecia os encantamentos.

MAGICK
Escrita diferenciada para “magia” (magic), cunhada por Aleister Crowley, agora largamente utilizada para distanciar a Arte dos ilusionistas de palco.

MAGO – MAGUS, MAGICIAN
Praticante do sexo masculino das Artes mágicas; Magus é a palavra arcaica para mago, o persa “magi”.

MALEFICA
A Arte mágica de amaldiçoar.

MANDRÁGORA
Planta narcótica usada para propósitos mágicos e psíquicos.

MANIFESTAÇÃO 
Aparição física de um espírito ou sombra.

MÃO DA GLÓRIA 
Mão decepada de um criminoso usada para propósitos mágicos.

MARCA DO DIABO – DEVILS’S MARK, DIABLO STIGMATA, SIGILUM DIABOLI
Tradicionalmente uma tatuagem ritualística feita sob indução.

MEDIDA – MEASURE
Corda utilizada durante a iniciação para medir o corpo do candidato. Sangue é retirado do dedo e salpicado na corda. Era mantido nos velhos tempos, e podia ser usado para “bind” ou “hex”.

MESTRE – MAGISTER, MAN IN BLACK
Magister é o nome em latim para a palavra Mestre. Título para o líder masculino de um covine, como o representante do Deus Chifrudo. Man in Black (Homem de Preto) é um nome popular para o mesmo título.

METAMORFO, SHIMMERING, SHAPESHIFTING ou SHAPECHANGING
Alguém que muda de forma, tomar a forma de um animal. Transfiguração. Metamorfose.

NECROMANCIA 
Evocação dos mortos.

NEÓFITO – NEOPHYTE
Iniciante na Arte.

NIDING POLE 
Bastão com cabeça de cavalo (ou peixe), preparado magicamente, usado para banir e amaldiçoar.

NORTWAYS 
Sem tradução coerente para o português, este termo indica uma direção anti-horária.

OBJETO DE PODER 
Qualquer objeto material carregado com energia mágica ou psíquica.

OLHO GORDO 
A crença de que pessoas podem ferir, causar danos ou até mesmo matar alguém com um vislumbre ou um olhar fixo.

ORÁCULO 
1) Método pelo qual se faz uma adivinhação, um vislumbre ao destino de uma pessoa ou uma situação. Estes métodos são também chamados de “mancias” (de manteia), dentre elas estão:
a) Acutomancia: Predição realizada mediante a observação da forma que tomam agulhas em um recipiente de água. 
b) Aeromancia: Predição realizada mediante os fenômenos atmosféricos, como meteoros, raios e trovões, ou ainda mediante a aparição de espectros no ar. 
c) Alectromancia: Predição feita através das letras de alfabeto, ao colocar-se um galo para comer grãos que pousam sobre as letras dispostas ao chão, formando palavras.
d) Aleuromancia: Predição feita mediante sentenças que eram escritas em tiras de papel ou gravetinhos, cada uma era enrolada em bolas de farinha e cozidas. Outro método usado era misturar água e farinha numa vasilha e interpretar os padrões dos resíduos no fundo e lados. Apolo, que supostamente presidia essa forma de adivinhação, foi apelidado de Aleuromante. 
e) Alfabemancia: Predição feita de acordo com a posição que ocupam as letras em um nome. 
f) Alomancia (ou Halomancia, do grego halo, sal): Predição feita com sal, cujo processo é pouco conhecido. Jogava-se sal aleatoriamente e observava-se os padrões das formas. Esta era uma forma de predição considerada sagrada na Antiguidade, desde que existia a crença de que o sal continha poderes. 
g) Amniomancia: Predição através da membrana que cobre a cabeça de um recém nascido. 
h) Antropomancia: Predição mediante a inspeção de entranhas humanas. 
i) Apatomancia: Predição de presságios, como ver uma joaninha pousar no ombro de alguém (sinal de boa sorte) ou pássaros brigando (sinal de má sorte).
j) Arfitomancia: Predição através da ingestão de um pão de cevada, previamente encantado, para obter uma confissão.
i) Aritmomancia (ou numerologia): Predição através dos números. 
j) Armomancia: Predição através das imagens refletidas em uma espada. 

[Observação: uma listagem mais completa de mancias está sendo preparada para o site Bruxaria Tradicional. Em breve no ar!!!]

2) Pessoa em um coventículo tradicional que trabalha com a vidência ou divinação.

OUTRO-MUNDO
1) O mundo espiritual;
2) O Reino dos Arquétipos;
3) Elfane;
4) Realidades e dimensões alternativas; 
5) O mundo subterrâneo;
6) O inconsciente coletivo;
7) Aspectos de todos os outros já mencionados.

PENTÁCULO – PENTACLE
Um disco de metal ou madeira representando o elemento terra.

PENTAGRAMA – PENTAGRAM
Estrela de cinco pontas representando os quatro elementos (fogo, terra, ar e água), mais o espírito.

PODEROSOS, OS 
1) Os Guardiões (Watchers);
2) Os ancestrais;
3) Guardiães elementais do Círculo;
4) A Companhia Oculta.

PURIFICAÇÃO
Abençoar, colocar as impurezas e influências negativas para fora das pessoas e dos objetos.

QUADRANTES
Os quadrantes que formam o círculo.

RAÇA ÉLFICA 
Híbrido humano-fada, descendentes do cruzamento entre os Watchers (guardiões, anjos caídos) e as “filhas do homem”.

RAINHA DO SABBAT 
Nome arcaico para a Senhora ou Dama.

RUNAS
Alfabeto escandinavo usado para propósitos mágicos ou qualquer outra forma de sigilos mágicos escritos.

SABBAT, SABBATH, SABÁ
1) Em Bruxaria Tradicional, nome dado ao local fora do tempo, eterno e espiritual, situado no Plano Astral, onde ocorre o Congresso entre o espírito do bruxo com os espíritos e deuses da Arte.
2) Em Bruxaria Moderna, nome dado para celebrações sazonais.

SCRY
Predizer o futuro através de uma bola de cristal, espelho mágico (Speculum), bacia com água ou tinta.

SEIDR 
Termo nórdico para uma forma de magia praticada pelos sacerdotes-videntes de Freya. Acredita-se ser o protótipo da bruxaria medieval.

SENHOR 
1) Tradicionalmente o deus bruxo; 
2) Líder masculino do covine.

SENHORA
1) Tradicionalmente a deusa bruxa; 
2) Líder feminina do covine.

SIGILO
Símbolo mágico, selo ou figura.

SOMBRA – SHADE
Espírito de um morto ligado a terra.

SPOOK 
1) Sombra ou fantasma;
2) Espírito da natureza;
3) Elemental.

SÚCUBO 
Espírito feminino ou forma-pensamento de uma predadora sexual. Vampira sexual.

TALISMà
Objeto de poder mágico usado para atrair boa sorte e fortuna.

THEBAN
Alfabeto mágico medieval, supostamente inventado pelo Papa Honorius e nomeado da mesma forma que a cidade egípcia (Tebas). Muito popular entre magistas modernos e bruxas.

TOAD RITE
Ritual de Iniciação Solitária, conhecido no folclore inglês, envolvendo o sacrifício de um sapo para a obtenção dos poderes bruxos, principalmente o poder de controlar os animais e o homem.

TORRE DE OBSERVAÇÃO
Um dos quatro quadrantes do círculo. Termo muito utilizado na Bruxaria Moderna, mas sua origem provém do sistema Enochiano de Magia Angelical.

TRADIÇÃO FAMILIAR, FAMTRAD
Tradição de bruxos passada hereditariamente. Bruxaria Hereditária. O termo “famtrad” é um termo novo utilizado pelos bruxos americanos.

TURÍBULO 
Acessório para se queimar incenso.

TUBAL CAIM, TUBAL CAIN, TUBAL QAYIN, TUBALO, TUBELO
Deidade patrona dos ferreiros. Deus padroeiro do grupo tradicional conhecido como The Clan of Tubal Cain.

UNGUENTO
Óleos essenciais usados para purificação, bênçãos e curas.

UNGUENTO DO VÔO DAS BRUXAS
Também conhecido como “lifting balm” ou “sabbati unguenti”. Uma mistura de ervas narcóticas utilizadas para facilitar a viagem espiritual, ou viagem astral.

VAMPIRO
1) Espírito ou sombra predadora; paria espiritual.
2) Pessoa viva que drena a força vital de outros seres vivos, como por exemplo o vampiro psíquico.

VIAGEM ASTRAL 
Projeção do corpo astral à viagens neste plano ou no plano espiritual. É também conhecida como “viagem espiritual” e pelos parapsicólogos modernos como “visão remota”.

VOLT
Testemunho. Cabelos, unhas ou objetos carregados com a energia de uma pessoa, usados para realizar feitiços a distância, geralmente inseridos em bonecos, massas, garrafas, com finalidades de abençoar ou amaldiçoar.

WARD 
1) Banir, assim como em “ward off”; 
2) Proteger um lugar ou uma pessoa; 
3) Guardião do círculo, humano ou espírito

WARLOCK 
Sábio (cunning man) especializado em exorcismo e banimento de espíritos negativos.

WIDDERSHINS
O contrário de deosil - mover-se no sentido contrário ao do relógio ou do sol ao redor do círculo.

WITCHFATHERS
Do Inglês- "Pais Bruxos": Cortejo de Deuses que regem o Círculo dos Bruxos. Os Deuses-Bruxos do panteão de deidades da Bruxaria.

WITCHMOTHERS
Do Inglês - "Mães Bruxas": Cortejo de Deusas que regem o Círculo dos Bruxos. As Deusas-Bruxas do panteão de deidades da Bruxaria.